07/02/2011

8 de Fevereiro - Dia da Internet Segura

O dia da Internet Segura é parte de uma acção global para promover uma utilização mais segura e responsável da uma Internet pelas as crianças e jovens.
Este evento, organizado pela INSAFE e apoiado pela União Europeia através do Programa para a Segurança na Internet tem vindo a ser celebrado desde 2004 num número crescente de países.
O tópico para 2011 são “as nossas vidas virtuais” em torno do slogan

“É mais do que um jogo, é a tua vida”



Redes Sociais, bora lá... Mas com cuidado!

Dicas para adolescentes utilizadores das Redes Sociais


Sê tu mesmo.
Não permitas que amigos ou estranhos te pressionem para seres alguém que não és. Conhece os teus limites. Mesmo que já sejas um utilizador conhecedor e consciente da Internet, lembra-te que as pessoas e as relações pessoais mudam, e podem acontecer coisas inesperadas na Internet.

Sê simpático online.
Ou pelo menos trata as pessoas como gostarias de ser tratado. Aquele que é desagradável e agressivo online corre sérios riscos de ser ele próprio ameaçado e perseguido.
Se alguém for mau para ti, tenta ignorá-lo – normalmente isso fá-los parar. Usa ferramentas de privacidade para impedires que eles tenham acesso ao teu perfil completo e te contactem.

Pensa naquilo que colocas online.
Partilhar fotos provocadoras ou questões íntimas online, mesmo em emails privados, pode trazer-te problemas. Mesmo pessoas que consideras amigas podem utilizar este tipo de informação contra ti, especialmente se ou quando se tornarem ex-amigos.

As palavras-passe são privadas.
Protege a tua identidade e a tua reputação online. Não partilhes a tua password nem com amigos. Custa a crer, mas as amizades mudam e não queres que ninguém se faça passar por ti. Escolhe uma password que consigas memorizar, mas que ninguém consiga adivinhar. Um truque: cria uma frase como “Eu andei na EB1 de Lorvão até 08” para esta password : “EanEB1dLa08”

Lê nas entrelinhas
Pode ser engraçado procurer novas pessoas para estabelecer laços de amizade ou até para relações amorosas, mas sabes que, enquanto algumas pessoas são simpáticas, outras actuam como pessoas simpáticas para tentar obter algo de ti.
Mensagens lisonjeiras ou solidárias podem ter mais a ver com manipulação do que com amizade ou romance.

Não fales sobre sexo com estranhos
Sê cuidadoso quando comunicas com pessoas que não conheces pessoalmente, especialmente quando as conversas começam a falar de sexo ou de aspectos físicos. Não lhe envies sinais contraditórios - não queres ser o alvo de treino de um predador. Se persistirem, contacta a polícia.

Evita encontros ao vivo
Para alguém te magoar fisicamente é necessário estares com essa pessoa no mesmo local. Então, para estar 100% seguro, não te encontres pessoalmente com essa pessoa. Se tiveres de te encontrar com alguém que conheceste online, não vás sozinho: marca o encontro para um local público, diz aos teus pais ou a alguém que te possa ajudar em caso de algo correr mal e leva alguns amigos contigo.

Sê inteligente ao usar o telemóvel.
Todas estas dicas se aplicam a telemóveis e a computadores. No entanto o telemóvel vai contigo para todo o lado, inclusivamente para longe de casa ou da zona onde estão os teus sistemas de apoio. Tem cuidado com as pessoas a quem dás o teu número e com a forma como usas o GPS e outras tecnologias que possam indicar a tua localização.
ConnectSafely.org

Seguidores