A literatura pode constituir um “núcleo” a partir do qual é possível fazer derivar aprendizagens em diversas áreas do conhecimento – não apenas na área de língua, mas também nas outras áreas disciplinares.
Se o professor diversificar recursos na abordagem de determinado tema, torna a aprendizagem mais interessante, possibilitando o contacto com visões diversificadas. Essas novas visões podem localizar-se quer a nível do texto informativo quer a nível do texto ficcional.
Se assumirmos a promoção da leitura (literacia) como uma prioridade educativa, temos de proporcionar aos alunos o contacto com outras fontes de informação para além do manual escolar.
Se a escola promover e facilitar a todos os alunos o contacto com o livro, que deve marcar presença não apenas na biblioteca mas também na sala de aula, está a garantir a igualdade de oportunidades para todos os seus alunos.
Para sugestões de integração da literatura no currículo, sugerimos uma visita ao sítio da Casa da Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian, onde poderá encontrar uma lista de títulos organizados por temas.