26/09/2012
Projeto SOBE
A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.
São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.
O projeto SOBE situa-se nesta área de intervenção, tendo como como principais objetivos:
• aumentar a qualidade da informação sobre saúde oral;
• consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde;
• fazer a prevenção precoce da saúde oral, junto das crianças;
• utilizar as bibliotecas escolares para promover a divulgação da saúde oral.
A iniciar no ano letivo 2012/ 13, o projeto consiste na distribuição de um Kit Bibliotecas para cada uma das 2300 bibliotecas escolares, abrangendo mais de 1.000.000 de crianças. O conjunto de materiais que compõe o Kit – escovas de dentes, fio dental, autocolantes, CD, fantoches, livros, entre outros – permite desenvolver unidades curriculares e projetos, exercitando a leitura, a escrita, as capacidades matemáticas e criativas e, simultaneamente, explorar o mundo da saúde oral, através da utilização de recursos e atividades divertidas, cruzando vários domínios de competência e de conhecimento.
O Kit Bibliotecas foi criado para trabalhar a temática da saúde oral de forma flexível e integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis, que o poderão utilizar como ponto de partida para o desenvolvimento de iniciativas muito diversificadas.
O Kit Bibliotecas constitui-se, deste modo, como uma base pedagógica de materiais didáticos com os quais os professores poderão dinamizar a saúde oral num contexto educativo e lúdico, na sala de aula e/ou nas bibliotecas escolares.
Todas as bibliotecas ao colaborarem com o projeto SOBE recebem uma placa Biblioteca promotora de sorrisos, com os logos de todas as entidades parceiras e colaboradores.
As escolas têm um importante papel interventivo junto da comunidade escolar e os alunos, em particular, podem ser excelentes divulgadores de boas práticas de saúde oral no seio das famílias. O SOBE constitui-se, assim, como uma iniciativa dinâmica, facilitadora da aprendizagem e promotora da universalização dos cuidados efetivos e da prevenção, no âmbito da higiene e saíde oral.
Mais informações em http://www.sobe.pt/
Etiquetas:
Saúde Oral

